Os cafés Peneira 16 são uma linha de cafés especiais plantados, cultivados e colhidos na Fazenda Matão, no sul de Minas Gerais
Um pouco de história...
A Fazenda Matão vem da união de duas famílias cafeicultoras desde o século XIX, a Família Junqueira e a Família Souza e Silva. Ambas eram produtoras de café no sul de Minas Gerais, nas cidades de Poços de Caldas e Botelhos. Com o casamento de Adhemar de Souza e Silva e Sylvia Junqueira, o casal uniu suas terras criando a fazenda Matão por volta de 1945. Desde então a Fazenda Matão, hoje na sua quarta geração, vem aprimorando o plantio e produção do café tipo arábica, cuidando de todo o processo e elevando a qualidade de seu café.
Por que Peneira 16?
Um dos critérios para classificar a qualidade do grão de café é pelo tamanho, utilizando peneiras específicas antes da torra. Todo grão de café que você consome, independente de sua origem, é separado e classificado em peneiras de tamanho 13 a 22. Em um café especial os grãos devem ficar acima da peneira 16, e com o nosso café não é diferente. Dessa forma, cuidando do nosso café desde a colheita, secagem e preparo, garantimos que cada grão tenha as propriedades ideais para que na hora da torra o café saia com a qualidade elevada e o gostinho especial que só o Peneira 16 oferece.
A Fazenda Matão nos concursos de cafés especiais
A Fazenda Matão foi classificada em 9º lugar no Concurso de Cafés Especiais de Poços de Caldas e região de 2020 com a marca de 83,88 pontos. No mesmo ano participou do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais alcançando a impressionante marca de 86,17 pontos. Já em 2021, a Fazenda Matão fez história, ganhando primeiro lugar no concurso de cafés especiais de Poços de Caldas e região, na categoria cereja natural microlote, com o café tipo Arara alcançando 84,95 pontos.
Preocupação ambiental
A Fazenda Matão mantém 33% de sua área total em matas nativas, assegurando dessa forma a remoção de toneladas de gás carbônico (CO2) da atmosfera, ajudando a preservar o meio ambiente. Além disso, todas as nascentes de água da propriedade são mantidas com a preservação de matas naturais em seu entorno, garantindo o fornecimento de água para toda a cadeia produtiva da Fazenda.
Responsabilidade social
Na Fazenda Matão todos os colaboradores que trabalham no cultivo e colheita do café moram na propriedade com suas famílias, e participam ativamente do resultado das colheitas, recebendo um percentual. Além disso, todos tem áreas demarcadas para plantio e cultivo de produtos para consumo próprio (feijão, milho, etc.). O resultado disso é uma equipe de colaboradores engajada e dedicada ao dia-a-dia da Fazenda, resultando em uma baixíssima rotatividade de funcionários. Muitos parceiros que estão na propriedade hoje consideram a Fazenda Matão seu lar há mais de 40 anos.